segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sobre contaminação em casa...



Caras amigas e caros amigos,

Hoje vou falar sobre a contaminação com glúten em casa. Para as mães, pais, avôs, tios novatos (rs) é uma informação que às vezes não está muito clara. Um dos grandes pesadelos dessa dieta é a contaminação: qualquer quantidade de glúten, por menor que seja, pode colocar a perder todo o esforço do dia.

Na rua é mais difícil, porque em poucos lugares há a informação adequada (sempre dar preferência a alimentos no quais está escrito "não contém glúten", melhor se estiver bem lacrado, ou em estabelecimentos recomendados) mas em casa tem como cuidar.

Primeiro: se possível, evite ter em casa farinhas com glúten, pois quando manipulada podem ficar suspensas e "pousarem" nos alimentos dos nossos celíacos. Se não der, manipule essa farinha num ambiente isolado e longe, com utensílios diferentes.

Segundo: se precisar ter alimentos com glúten para outros integrantes da família, guarde-os lacrados e isolados dos alimentos sem glúten. Isso inclui prateleiras diferentes (deixe os alimentos sem glúten nas prateleirasmais superiores).

Terceiro: separe os utensílios: aqui em casa, temos 2 torradeiras, 2 sanduicheiras, etc... Bem demarcado qual deve ser usado por quem (vide foto).

Quarto: margarinas, geleias, etc (alimentos que passamos no pão) devem ter 2 unidades diferentes na casa, também identificado, para evitar contaminações.

Deixamos também queijos, salames, presunto sempre com garfinhos, para evitar contato com pão.

A dica é deixar na cozinha uma caneta destas de marcar transparência ou CD: chegou e já marcamos, para lembrar a todos.

É isso. Parece complicado? No começo, depois acostuma... E todo mundo aprende.

E não esqueçam de passar essas dicas para os tios e avôs se eles ficam por lá. O cuidado deve ser permanente, e quem tem menos prática tem mais frequentemente "deslizes"...

Um abraço carinhoso,

Isa

Nenhum comentário:

Postar um comentário