terça-feira, 12 de julho de 2011

Receita - Macarrão com almôndega sem glúten


Caras amigas e caros amigos,

Essa receita nós adoramos, porque tem muita cara de tradição italiana (família Giuliano...). Minha fiel escudeira, Eliana de Fátima da Silva, é a autora e a cozinheira do melhor macarrão com almôndega que eu conheço.

INGREDIENTES

Almôndegas
1/2 quilo de carne moída#
2 gemas
2 xícaras de farinha sem glúten*
salsa, cebolinha e alho picados, orégano seco, limão e sal a gosto+
óleo de canola para fritar

Molho
1 cebola
1/2 pimentão vermelho
2 copos de molho de tomate+
1 colher de sopa de mostarda+
manjericão e manjerona picadas a gosto
pimenta do reino moída na hora e sal a gosto

MODO DE FAZER

1. Tempere a carne com os temperos e deixe por 15 minutos para pegar o gosto.
2. Coloque as gemas e a farinha e faça bolinhas.
3. Frite as almôndegas e reserve.
4. Faça o molho refogando a cebola e o pimentão, acrescente o molho de tomate e os temperos; acerte a acidez com uma pitada de açúcar. Na hora, tempere com manjericão e manjerona picados.
5. Cozinhe penne ou fusilli sem glúten NO TEMPO EXATO QUE RECOMENDA O FABRICANTE.##
6. Misture o molho com as almôndegas e com o macarrão e sirva!!!

OBSERVAÇÕES

# Quanto mais magrinha melhor
* Tem para vender pronta: farinha de arroz, féculas de batata e mandioca
+ SEMPRE ler no rótulo dos temperos se tem glúten, de preferência sempre que comprar. Frequentemente muda a composição.
## Gostamos muito da marca URBANO e CASARÃO sem glúten e com ovos

Bom apetite!!!

2 comentários:

  1. oi! Dra. Isabela! sou mãe do adãofilho e ha um ano descobrimos que ele tem intolerância, hoje ele tem 14 anos, desde que descobrimos foi um alivio para sua saúde mas também um tormento para um adolescente que de uma hora para outra deixou ed comer o que mais gostava, e para nós ainda é mais defício pois moramos no piauí, aquié muito difício encontrar produtos sem glúten,moramos em Floriano e os donos dos supermercados não sabia da existeência do creme de arroz, foi com muita insistência minha que começaram a colocar nos pedidos.assim vamos lidando com isso, mas feliz por ter descoberto e meu filho está bem. abraços! SILVIA.

    ResponderExcluir
  2. oi sou silvia mãe do adão filho, que a há um ano descobriu que tem intolerância ao glúten, moramos no piauí e ase torna mais difícil conviver com essa doença, pois não temos acesso a produtos sem glúten,que possam ser substituido pelo trigo, tiver que insistirmuitopara os donos dos supermercados colocar em suas listas de pedidos o CREME DE ARROZ, aprendir fazer um bolo, falta falta muuito, as pessoas pouco conhecem a respeito,ele que está na adolescenciatem sofrido muito com isso, deixou de participar dos aniversarios dos amigos é muito complicado, mas agradeço a DEUS pois depois que foi diagnosticado esse problema ele começou a se desenvolver, crescer mesmoe não teve mais crises então agora é seguir em frente e pesquisar tentar quebrar as barreiras!! abraços!

    ResponderExcluir